contadores Saltar al contenido

Zoloft pode causar disfunção erétil (DE)?

A disfunção sexual (que pode incluir problemas para obter e manter uma ereção, diminuição da libido, atraso na ejaculação e falta de orgasmo) é um efeito colateral comum dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou ISRS, uma classe de medicamentos antidepressivos que inclui Zoloft (sertralina).O que outras pessoas estão dizendoO que outras pessoas estão dizendo

De fato, a disfunção sexual é uma das principais razões pelas quais os homens que estão sendo tratados para depressão param de tomar seus medicamentos. Segundo estudos médicos, a disfunção erétil (DE) pode ocorrer em 25-73% dos homens que tomam um ISRS.O que outras pessoas estão dizendoO que outras pessoas estão dizendo

Se você estiver tendo problemas, consulte seu médico para discutir se seria seguro:

  • Reduza a dose do seu Zoloft: Uma dose mais baixa pode continuar a ajudar sua depressão, mas aliviar seu DE.
  • Mude para um SSRI diferente: Alterar a medicação para depressão também pode alterar os efeitos colaterais sexuais. Você pode ter que passar por vários meses de tentativa e erro. Algumas opções incluem Lexapro (escitalopram), Paxil (paroxetina) e Prozac (fluoxetina).
  • Alterne para um não-SSRI: Embora a maioria dos medicamentos usados ​​no tratamento da depressão possa causar disfunção sexual, é menos provável que o Wellbutrin (bupropiona) cause DE.O que outras pessoas estão dizendoO que outras pessoas estão dizendo
  • Tome um medicamento específico para tratar o seu DE: Em alguns homens com disfunção erétil causada por um ISRS, tomando medicamentos como Cialis (tadalafil), Levitra (vardenafil) ou Viagra (sildenafil)O que outras pessoas estão dizendopode ajudar.

Uma palavra de cautela: não pare abruptamente de tomar seu Zoloft; isso pode causar sintomas desconfortáveis ​​de abstinência e possíveis efeitos colaterais prejudiciais.

Outras drogas que podem causar disfunção erétil

A disfunção erétil pode ser causada por outros medicamentos além dos antidepressivos, incluindo alguns medicamentos usados ​​para tratar a pressão alta, a maioria dos medicamentos usados ​​para tratar distúrbios psicológicos (como ansiedade e esquizofrenia) e alguns usados ​​para tratar um aumento da pressão arterial. próstata e câncer de próstata.

Aqui está uma longa lista de medicamentos que podem contribuir para o DE:

  • Clonidina
  • Metildopa
  • Diuréticos tiazídicos
  • Espironolactona
  • Bloqueadores beta
  • Digoxina
  • Gemfibrizol
  • Lítio
  • Antidepressivos tricíclicos
  • Corticosteróide
  • Agonistas de GnRH
  • Estrogênios
  • Progesterona
  • Metotrexato
  • Cocaína
  • Maconha
  • Etanol
  • Inibidores da 5α-redutase
  • Clonidina
  • Bloqueadores dos canais de cálcio

Se você estiver tomando algum medicamento, converse com seu farmacêutico ou médico para verificar se a disfunção erétil é um efeito colateral conhecido.

Condições médicas que podem causar DE

O DE também é comumente observado em pessoas com as seguintes condições:

  • Diabetes
  • Hiperplasia prostática benigna
  • Artrite reumatóide
  • Obesidade
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Estresse excessivo
  • Doença cardiovascular grave
  • Uma lesão na medula espinhal

ED também está associado ao tabagismo,O que outras pessoas estão dizendobem como com homens que foram submetidos a tratamento com radiação ou cirurgia para o tratamento de câncer de próstata.O que outras pessoas estão dizendoO que outras pessoas estão dizendo

O que saber antes de falar com seu médico

A disfunção erétil é um problema complicado e vários fatores podem estar desencadeando-a. Por exemplo, se você tem pressão alta e diabetes e toma vários medicamentos que contribuem para a disfunção erétil, todas essas coisas podem estar causando a disfunção erétil.

A linha inferior: não há nada normal sobre ED. Em outras palavras, as pessoas não desenvolvem DE automaticamente à medida que envelhecem. Portanto, não pense que é algo que você precisa viver com isso. É um problema de saúde comum e você não precisa se sentir envergonhado. Informe o seu médico de cuidados primários ou um especialista (como um cardiologista ou psiquiatra) que isso é algo que o incomoda e, em seguida, você pode discutir todos os remédios possíveis listados acima para encontrar o alívio que você merece.