contadores Saltar al contenido

Transtorno por Uso de Inalantes no DSM-5

O que é distúrbio do uso de inalantes? É um problema que pode surgir quando as pessoas respiram deliberadamente a fumaça de várias substâncias, a fim de experimentar intoxicação. Basicamente, o distúrbio se desenvolve em pessoas que freqüentemente usam inalantes como droga recreativa. Os inalantes são uma variedade de substâncias diferentes, incluindo hidrocarbonetos voláteis, gases tóxicos normalmente encontrados em produtos domésticos, como cola, diluentes, esbranquiçado e vários produtos de limpeza, levando ao termo "farejamento de cola".

A substância pode ser inalada de uma bolsa para intensificar o efeito, que é conhecido como "bufar". Embora existam várias outras substâncias destinadas à inalação, como óxido nitroso e poppers, que também podem causar distúrbios no uso de substâncias, os problemas decorrentes do uso dessas substâncias não estão incluídos no distúrbio do uso de inalantes, mas sim nos diagnósticos de distúrbio de uso de outras substâncias ou distúrbio desconhecido de uso de substâncias.

Transtorno por uso de inalantes é uma condição psicológica que se aplica ao uso deliberado de inalantes, e não à inalação acidental de substâncias tóxicas ou psicoativas, mesmo que sejam as mesmas substâncias que as pessoas inalam quando apresentam distúrbios por uso inalante e mesmo se produzem efeitos idênticos.

Os inalantes são usados ​​principalmente por pessoas mais jovens, principalmente porque eles podem acessar os inalantes mais facilmente do que outras drogas e porque não conhecem os perigos dessas drogas. Infelizmente, o uso de inalantes é uma das formas mais agudamente perigosas de uso de substâncias e pode resultar em morte súbita por cheiros, mesmo na primeira vez em que são usados. No entanto, o distúrbio do uso de inalantes refere-se a um padrão problemático de uso de inalantes ao longo do tempo, e não aos efeitos agudos dos inalantes, mesmo que apresentem risco de vida.

Sintomas

  • A pessoa usa os inalantes em quantidades maiores ou por mais tempo do que haviam planejado.
  • A pessoa quer reduzir o uso de inalantes, mas tem dificuldade em fazê-lo.
  • A pessoa gasta muito tempo recebendo o inalante, usando-o ou se recuperando de seus efeitos.
  • Desejos por mais inalantes continuam acontecendo.
  • A pessoa falha em executar tarefas importantes relacionadas a casa, escola ou trabalho, devido ao uso de inalantes e pode reduzir ou desistir de atividades que eram importantes para ela.
  • Apesar de ter problemas sociais, interpessoais, físicos ou psicológicos causados ​​pelo uso de inalantes, a pessoa continua usando inalantes.
  • Assunção de riscos no uso de inalantes – o que é sempre arriscado por natureza.
  • Tolerância a inalantes, significando mais é necessário para obter o mesmo efeito.

Como você pode saber se alguém tem distúrbio por uso de inalantes?

Muitos dos sinais de que alguém tem o distúrbio do uso de inalantes são semelhantes aos problemas típicos da adolescência, portanto, isso pode aumentar a confusão dos pais preocupados dos adolescentes.

É importante construir um relacionamento de confiança antes de confrontar uma pessoa com suas suspeitas; de fato, uma abordagem de confronto normalmente não é muito eficaz.

Sinais de transtorno por uso de inalantes que podem ser um comportamento típico dos adolescentes incluem problemas sociais e interpessoais, mudança de grupos de amizade, discussões ou brigas com a família ou outras pessoas, afastamento da família, sonolência excessiva, negligência nas tarefas e outras expectativas, mau humor e socialmente inaceitável comportamento, como comportamento rude e desrespeitoso, principalmente em relação a figuras de autoridade.

Os sinais de transtorno por uso de inalantes com menor probabilidade de serem um comportamento típico dos adolescentes incluem intoxicação que não parece ser causada por álcool ou outras drogas – especialmente se os testes de drogas não revelarem que essas substâncias foram usadas, cheiros químicos no corpo ou na roupa, crostas ou feridas ao redor do nariz ou da boca, conhecidas como "erupção cutânea do farejador de cola", depósitos extraordinariamente excessivos no lixo ou estocados no quarto, de recipientes para substâncias como garrafas de cola, aerossóis, garrafas de tinta, fluido de isqueiro etc.