Os ISRS podem fazer você se apaixonar pelo amor?

Os ISRS podem fazer você se apaixonar pelo amor?

Você já sentiu que seu antidepressivo matou mais do que sua capacidade de atingir o orgasmo? Como se tivesse matado todos os seus sentimentos de amor pelo seu parceiro também? Helen Fisher, antropóloga da Universidade Rutgers, acredita que os ISRSs podem bloquear sua capacidade de sentir amor.

Os ISRSs trabalham aumentando os níveis de serotonina, mas também reduzem os níveis de dopamina. A dopamina é o neurotransmissor responsável por todas as emoções que fazem você se sentir bem quando se apaixona. Quando os níveis de dopamina caem e esses sentimentos desaparecem, você pode erroneamente acreditar que seu amor também desapareceu.

Esse efeito, às vezes chamado embotamento emocionalTambém pode incluir sintomas como sentir-se menos compreensivo, menos capacidade de chorar e menos capacidade de experimentar o mesmo grau de emoção positiva que normalmente se experimentaria.

O embotamento emocional também parece estar relacionado a efeitos colaterais sexuais, como diminuição da libido e dificuldade com o orgasmo. Um estudo em particular descobriu que aproximadamente 80% das pessoas que experimentaram problemas sexuais relacionados a antidepressivos também relataram experimentar embotamento emocional.

Infelizmente para as pessoas em relacionamentos românticos, uma perda de desejo sexual e uma capacidade reduzida de sentir emoções fortes podem fazê-las sentir que não estão mais apaixonadas.

Este efeito não é permanente, no entanto. De acordo com Ronald Pies, MD, existem certas etapas que podem ajudar pacientes que estão passando por embotamento emocional com seu antidepressivo. Ele sugere que a resposta está em reduzir a dose, trocá-los por um medicamento diferente (inibidores seletivos da recaptação da serotonina são a causa mais comum de embotamento emocional) ou talvez fornecer um medicamento adicional que possa neutralizar esse efeito colateral.

Se você está pensando em interromper sua medicação devido a esse efeito colateral, ou a qualquer outro, deve estar ciente de que interromper sua medicação sem antes obter o conselho do seu médico pode ser uma má idéia. Muitas pessoas descobrirão que a depressão volta, ou piora, ao interromper seus medicamentos. Além disso, pode ser necessário reduzir lentamente sua medicação ou mudar para uma medicação diferente para evitar a síndrome de descontinuação. Essa síndrome é um conjunto de sintomas desagradáveis, como sentimentos estranhos, tonturas, dor e dores de estômago, que muitas pessoas experimentam quando o antidepressivo sai do corpo.