contadores Saltar al contenido

Como é tratada a toxicidade de drogas?

Toxicidade refere-se a quão venenosa ou prejudicial uma substância pode ser. No contexto da farmacologia, a toxicidade do medicamento ocorre quando uma pessoa acumula muito de um medicamento na corrente sanguínea, levando a efeitos adversos no corpo.O que outras pessoas estão dizendoA toxicidade do medicamento pode ocorrer quando a dose administrada é muito alta ou o fígado ou os rins não conseguem remover o medicamento da corrente sanguínea, permitindo que ele se acumule no corpo.O que outras pessoas estão dizendoO que outras pessoas estão dizendo

Ocorrência

A toxicidade do medicamento pode ocorrer como resultado da ingestão excessiva de um medicamento – consumir muito medicamento no sistema de uma pessoa ao mesmo tempo. Isso pode acontecer se a dose tomada exceder a dose prescrita, intencionalmente ou acidentalmente.

Com certos medicamentos, a toxicidade do medicamento também pode ocorrer como uma reação adversa ao medicamento (RAM). Nesse caso, a dose terapêutica normalmente administrada do medicamento pode causar efeitos colaterais não intencionais, prejudiciais e indesejados.

Em alguns casos, como no medicamento lítio, o limiar entre o que é uma dose eficaz e o que é uma dose tóxica é muito estreito. Uma dose terapêutica para uma pessoa pode ser tóxica para outra pessoa.O que outras pessoas estão dizendoMedicamentos com meia-vida mais longa podem acumular-se na corrente sanguínea de uma pessoa e aumentar com o tempo. Além disso, fatores como idade, função renal e hidratação podem afetar a rapidez com que seu corpo é capaz de remover um medicamento do seu sistema.O que outras pessoas estão dizendoÉ por isso que medicamentos como o lítio requerem exames de sangue freqüentes para acompanhar os níveis do medicamento na corrente sanguínea.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas de toxicidade diferem dependendo do medicamento. No caso do lítio, sintomas diferentes podem ocorrer, dependendo de a toxicidade ser aguda (ingestão única por alguém que não a tenha tomado) ou crônica (o efeito de um acúmulo lento do medicamento a níveis tóxicos por alguém que esteja tomá-lo como prescrito).

Possíveis sintomas leves de toxicidade aguda por lítio incluem diarréia, tontura, náusea, dores de estômago, vômitos e fraqueza. Os sintomas mais graves podem incluir tremores nas mãos, ataxia, espasmos musculares, fala arrastada, nistagmo, convulsões, coma e, em casos raros, problemas cardíacos. A toxicidade crônica do lítio exibe sintomas diferentes, incluindo fala arrastada, tremores e reflexos aumentados.O que outras pessoas estão dizendoO que outras pessoas estão dizendo

Leia os rótulos dos medicamentos e pergunte ao seu médico sobre os sinais e sintomas de toxicidade de qualquer medicamento que esteja tomando.

Diagnóstico

A toxicidade aguda é mais facilmente diagnosticada, pois os sintomas seguirão a administração única da medicação. Os exames de sangue também podem rastrear os níveis do medicamento na corrente sanguínea da pessoa.

A toxicidade crônica é mais difícil de diagnosticar. Parar a medicação e depois "desafiá-la", mais tarde, é um método para testar se os sintomas são causados ​​pela medicação. Esse método pode ser problemático, no entanto, se o medicamento for essencial e não tiver um substituto equivalente.

Tratamento

Existem várias maneiras pelas quais a toxicidade do medicamento pode ser tratada. Se a toxicidade é o resultado de uma overdose aguda, uma pessoa pode sofrer bombeamento no estômago para remover os medicamentos que ainda não foram absorvidos. O carvão ativado pode ser administrado para ligar os medicamentos e impedir que sejam absorvidos pelo sangue (em vez disso, é eliminado do corpo pelas fezes). Outros medicamentos também podem ser dados como antídoto.

Se você acredita que você ou outra pessoa tem sintomas de toxicidade ou overdose, entre em contato imediatamente com os serviços médicos. O tratamento rápido pode resultar em poucas complicações.