A relação entre esteróides e transtorno bipolar

A relação entre esteróides e transtorno bipolar

Em suas memórias Publicidade aérea, A jornalista da NBC-TV Jane Pauley revelou que ela tem transtorno bipolar. A doença apareceu, ela diz, quando recebeu esteróides para um caso de urticária. Esta revelação concentra a atenção no relacionamento entre esteróides e depressão maníaca.

Pauley escreve, na parte de seu livro tirada em 20 de agosto de 2004, Pessoas, que experimentaram hipomania após a primeira administração de esteróides para suas colmeias e depressão com a segunda. A depressão foi grave o suficiente para que ele recebesse um antidepressivo em baixa dose e se recuperou em um estado misto agitado e ciclo rápido. Seu médico explicou, ele diz, que o antidepressivo “desmascara uma vulnerabilidade nunca antes suspeita de depressão bipolar”. Mas, de fato, as mudanças de humor começaram antes disso, com esteróides. Ela foi hospitalizada na época e estabilizada com lítio.

O que são esteróides?

De acordo com o PDR Medical Dictionary, o termo “esteróide” se aplica a uma “grande família de produtos químicos, compreendendo muitos hormônios, constituintes do corpo e medicamentos”. É também uma “designação genérica para compostos intimamente relacionados em sua estrutura aos esteróides, como esteróis, ácidos biliares, glicosídeos cardíacos, androgênios, estrógenos, corticosteróides e precursores de vitaminas D” (2000). Certamente não é necessário saber o que são todos, mas obviamente as funções químicas e corporais compostas, reguladas ou associadas a essas substâncias são muito amplas. É seguro dizer que nada Isso acontece no corpo sem a participação de um esteróide. Portanto, não deve surpreender que os esteróides administrados possam causar efeitos colaterais, dos quais “psicose com esteróides” é um resultado documentado. “Psicose esteroide (ou mais apropriadamente, efeitos psiquiátricos induzidos por esteroides) podem incluir psicose, distúrbios de humor (por exemplo, depressão, mania ou ambos) e delírio” (Cortlandt Letters, dezembro de 2001).

Os esteróides anabolizantes, usados ​​por uma geração de atletas para construir músculos e volume, até aparecerem tantos efeitos colaterais perigosos que a maioria desses medicamentos foram proibidos, podem potencialmente induzir mania. Os corticosteróides, que incluiriam o medicamento prescrito para as colmeias de Jane Pauley, demonstraram induzir sintomas psiquiátricos em estudos. Em “Transtornos Mentais Induzidos por Esteróides” (Perry e Lund, revisado em 2004), os autores relatam um estudo de 1972 do Boston Collaborative Drug Surveillance Program em que os pacientes tomaram doses diferentes de prednisona (um corticosteróide), de menos de mais alto, eles tiveram uma incidência crescente de transtornos mentais: psicose, mania e depressão. O documento também menciona que, embora a mania seja a resposta mais frequente ao uso de esteróides, a depressão é freqüentemente desencadeada pela retirada de esteróides.

Alguns esteróides médicos da família e seus usos.

Alguns dos nomes mais conhecidos de corticosteróides incluem:

  • Cortisona e hidrocortisona
  • Flonase® (spray nasal de propionato de fluticasona)
  • Lanacort® (hidrocortisona tópica)
  • Prednisona
  • Nasonex® (mometasona nasal)

E para muitos outros, estaria além do escopo deste artigo tentar nomear a maioria deles.

Os corticosteróides são utilizados no tratamento de uma ampla variedade de condições médicas, incluindo:

DHEA

As vendas sem receita de outro hormônio esteróide, DHEA, foram criticadas por muitos na comunidade médica, um pesquisador chamou de “o óleo de cobra dos anos 90”. Markowitz, Carson e Jackson (1999) relatam que “… (DHEA) é um dos esteróides mais abundantes no corpo humano e parece ter várias atividades bioquímicas. Esse hormônio multifuncional tem sido um composto de interesse para os psiquiatras investigativos. Sua recente promoção e disponibilidade como um suplemento sem receita para o público em geral levou a um amplo uso. Pouco se sabe sobre os possíveis efeitos adversos do DHEA quando consumidos de forma aguda ou crônica. pessoa idosa, o paciente foi internado agudamente em nosso centro psiquiátrico sem histórico pessoal ou familiar prévio de transtorno bipolar que parecia estar relacionado ao uso recente de DHEA. O paciente começou a usar DHEA 6 meses antes da admissão e estava tomando 200 -300 mg / dia no momento da apresentação. “Infelizmente, vários fabricantes alegaram que o DHEA é um medicamento” milagroso “ou uma fonte de juventude.

Segundo o psiquiatra forense Dr. Henry Lahmeyer, é altamente improvável que os esteróides de uso único causem qualquer tipo de transtorno mental; pelo contrário, é a administração prolongada e constante de esteróides onde podem ser observados efeitos colaterais psiquiátricos. No caso de Pauley, ela estava usando esteróides por cinco meses antes do início das mudanças de humor.

A pesquisa na literatura médica e psicológica relevante produz vários estudos de caso, como os mencionados acima, que indicam que o uso de esteróides pode aumentar os casos de distúrbios psiquiátricos. E, embora a investigação ainda não tenha revelado a causa definitiva desses casos, algumas descobertas estão começando a esclarecer esse problema. Wood et al. (2004) relatam que, em pesquisas com ratos, o estresse crônico e a administração do hormônio do estresse corticosterona causam alterações físicas na organização dos neurônios no hipocampo, uma parte do cérebro. Essas mudanças são acompanhadas por mudanças comportamentais.

Atualmente, não há pesquisas que indiquem que os esteróides podem causar a longo prazo Instabilidade mental ou doença. Ingram e Hageman (2003) observam: “Vários relatórios publicados descrevem o aparecimento de sintomas psicológicos com o uso de corticosteróides. Embora o mecanismo não seja claro, a reação geralmente é reversível com a redução da dose ou a descontinuação do tratamento com corticosteróides. Nos casos em que isso não pode ser feito, o tratamento típico consiste em um medicamento antipsicótico “. A pesquisa de Wood et al (2004) também indica que algumas das alterações observadas no hipocampo podem ser evitadas com “tratamentos antidepressivos seletivos e medicamentos anticonvulsivantes”. Esses pesquisadores exploraram o uso de lítio neste trabalho e descobriram que o tratamento a longo prazo com lítio também pode proteger o hipocampo. A continuação dessa linha de pesquisa no futuro promete uma melhor compreensão dos efeitos psiquiátricos induzidos por esteróides e do mecanismo por trás da eficácia dos medicamentos no tratamento do transtorno bipolar.